Dicas para escolher a primeira escola do seu filho

primeira-escola

Entrar para a escola é uma realidade cada vez mais precoce na vida das crianças.  A partir de dois, três anos lá estão nossos pequenos se despedindo para o seu primeiro dia de aula.

E só pai e mãe que já passaram por isso sabem que são inúmeras dúvidas que enfrentamos nesse momento.

Acredite, a escolha é difícil e muitas vezes não temos certeza se estamos escolhendo o local ideal. Aqui em casa pesquisamos muito quando a Duda foi para escola.  Quando, onde, logística, valor e muitas outras questões passaram por nossa cabeça.

Como trabalho o dia inteiro a nossa opção foi deixá-la em casa com a babá um período do dia e levá-la para a escolinha aos 2 anos e meio.

Decidido quando seria o início da pequena na escola partimos para a escolha do local ideal. Se você tem uma indicação muito forte e confiável ótimo, caso contrário anote aí algumas dicas que vão ajudar:

1 – Localização: esse foi um dos principais tópicos que levamos em consideração.  Com o trânsito cada vez mais caótico nas cidades esse é um ponto importante. Quanto tempo vc vai demorar para levar seu filho para escola. Você pode optar por uma escola perto de casa, perto do seu trabalho. Em minha opinião perto do trabalho foi a melhor escolha, pois em caso de qualquer emergência você estará no local rapidamente.

2- Custo: Acho válido pesquisar o valor da escola, material, uniforme. Se existem aula extraclasse que seu filho possa fazer: balé, inglês, natação, judô… No nosso caso isso ajuda bastante, pois nos dá flexibilidade de horário.

3- Linha Pedagógica: em minha opinião ao escolher uma escola você deve pensar em como é a sua casa e a educação do seu filho.  Digo isso, pois acredito que a escola é uma extensão de casa e é válido para seu filho assimilar que a família e a escola falam a mesma língua.  Sua família é mais tradicional ou segue uma linha mais solta?  Pensando nisso a família poderá escolher entre uma escola tradicional, construtivista, sócio construtivista ou alguma outra linha.  Conversar com a coordenadora pedagógica da escola é uma ótima opção.

4 – Limpeza e segurança: sou super preocupada em relação a isso. Vale a pena na visita das escolas dar uma atenção especial a esse quesito.  Se existem banheiros adaptados para os pequenos, se as salas, refeitórios e áreas comuns estão limpos etc. E quanto à segurança acho que vale a pena fazer a visita na hora da entrada ou saída dos alunos para ver como é o controle da escola em relação a esse assunto. Hoje a maioria das escolas adota o sistema de biometria para controle de entrada/saída de pais e alunos.

5- Estrutura física: acho que existem vários tipos de estruturas e você deve levar em consideração a que mais considera importante para seu filho.  Muito verde para que ele tenha contato com a natureza, mais quadras para que ele pratique esportes, espaço para arte? Bom isso irá variar de família para família

6 – Continuidade: no nosso caso optamos por uma escola em que a Duda possa seguir até o ensino médio. Eu não vejo problema nenhum em mudar a criança de escola. Acho que isso depende muito de como a criança é.

Bom no final acho que os pontos acima são válidos, mas o mais importante é conciliar as características do seu filho, da sua família e da escola.   Sinceramente acho que não existe uma escola que corresponda 100% das nossas expectativas, mas existem boas opções em nossas cidades.

 

Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só deixar nos comentários….

primeira-escola-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s